6 comments on “O Desastre da Mamora

  1. Gostei bastante de saber deste episódio com um maior detalhe. Mesmo porque, investigando a minha genealogia tinha tido conhecimento da morte em Mamora e em combarte de D. João de Moura. Ao que tudo indica meu antepassado… Um como tantos outros perdidos na voragem dos tempos e da memória dos que se seguiram… Obrigada!

    • Foram muitos os que ficaram na Mamora. É um episódio da nossa história pouco conhecido, como são a grande maioria dos que retratam derrotas. Injustamente, porque nas derrotas, como nas vitórias, há sempre heróis que importa homenagear

  2. Gostaria de aqui deixar uma palavra de apreço e gratidão pela enorme satisfação que me deu ler o seu trabalho acerca de uma temática que eu desconhecia por completo. As fotografias, gravuras e demais ilustrações são, por si só, um prazer para quem como eu gosta destes assuntos. Um grande bem aja…

  3. Aprendemos muito com estes seus textos a partir da excelente bibliografia consultada, Agradeço a sua generosa partilha do que escreve e pergunto: porque em Portugal , pelo menos menos desde 1820 até ao presente , esta história sempre foi desconhecida ou escondida? E só ouvimos aqueles argumentos ditados pelo sentimento da inveja , de que somos pequeninos e medíocres!

    • Não sei se serei eu a pessoa indicada para responder a uma pergunta dessa natureza. Provavelmente a melhor resposta serão outras interrogações, como por exemplo:
      Por manipulação da verdade histórica? Por vergonha do passado? Por afirmação nacionalista? Por intolerância (religiosa, étnica, politica, etc.)? Por necessidade de afirmação da nossa identidade europeia?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s