17 comments on “A Muralha de Lagos

  1. Pingback: A Muralha de Lagos | Torre de Menagem

  2. Muito bom este artigo. Um trabalho de grande valor, o qual, deveria ser do conhecimento de todos os Lacobrigenses. Parabéns e obrigado pela partilha do mesmo.

  3. Artigo fantástico. O nível do detalhe e a utilização das fontes é exemplar.
    Saliento a ênfase dada à acção demolidora do espírito comemorativo veiculado pelo Estado Novo. Quiseram redefinir o espaço para facilitar muitas coisas – o sentimento histórico, ideológico, o pragamatismo urbano, etc. Ainda assim quer me parecer que grande parte das alterações se deram mais por moda do que por doutrina política, uma vez que outros países europeus passaram nestes tempos e em anteriores por processos semelhantes.
    Não era novidade, nem em Portugal nem na Europa essa vontade de demolir todas as camadas de barroco até só ficar o românico mais tosco e mais toscamente trabalhado.

    • A imagem que se pretendeu deixar foi a de uma Portugalidade uniforme de Norte a Sul, baseada em sinais muito básicos e facilmente apreensíveis pelo comum do cidadão, como as ameias, as guaritas, e, sobretudo, a pedra aparente, símbolo máximo da identidade portuguesa e do espírito guerreiro da Nação. O problema é que este tipo de intervenções doutrina mesmo a opinião pública e cria verdades onde elas não existem. Se hoje a muralha voltar a ser rebocada, como era dantes e como devia ser, haverá um movimento de condenação geral, como houve por exemplo na década de 80 quando a muralha foi intervencionada no Parque das Freiras. Até o Presidente da República da altura, na sua ignorância, manifestou a sua indignação. Infelizmente as pessoas confundem Património com mau estado de conservação, porque não estão habituadas a ver os imóveis recuperados

  4. Grande trabalho de pesquisa. Dei apenas uma olhadela. Será o meu mail de cabeceira e mais tarde lhe darei a minha opinião mais detalhada. Admiro muito quando alguém se interessa pelo nosso passado.
    Um grande Jurista, dizia; “O QUE SE FAZ É O QUE FICA E O QUE FICA É DE TODOS.”

    Bem-haja
    B.Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s