4 comments on “Os Vikings no Al-Andalus

  1. Os vikings sim fizerom aporte na peninsula iberica e noutras partes…mas em pouco numero…pais vasco frances…hondarribia e mundaka no pais vasco espanhol, muitos municipios das asturias e galiza, alguns do interior de cantabria e castela e leao e ate coria del rio(sevilha), a parte das ilhas canarias conquistadas por cavaleiros normandos para a coroa de castela e onde abundam apelidos da normandia, assim como tambem a madeira e açores e tambem varios municipios portugueses do norte…tambem tiverom presença em cadis, murcia(san pedro del pinatar) e tortosa(catalunha), curiosamente em todas estas zonas a muitas pesoas de cabelo e olhos claros, assim como comida tipica nordica e barcos muito parescidos a os drakkar…o mau e que tudo isto nao foi ainda muito estudado…mesmo que estas pesoas sejam conhecidas no norte da espanha pelos seus vizinhos limitrofes como vikings (hondarribia)…ou por ter ate 2000 palabras de orixem dinamarquesa (dialeto pixueto da lingua asturiana falado em cudillero)…

    • No próprio Rif de Marrocos a existência de populações de cabelo louro e olhos claros é conectada ao período das incursões vikings. E é curioso que existem estudiosos marroquinos (pelo menos um que eu conheci e que é professor na Universidade em los Angeles) que defendem uma ligação entre as comunidades rifenhas e as do País Basco. Também na Sicília existe um estilo arquitectónico de influência normanda. Como diz, é pena que o tema não esteja suficientemente estudado

  2. Muito obrigado pelo seu artigo, que achei muito interessante. Sugiro-lhe duas correcções para o tornar mais preciso. A primeira é que os selos que incluiu com uma cena dos tempos da era Viking foram emitidos pelas Ilhas Faroé e não pela Dinamarca. As Ilhas Faroé são uma nação com governo e parlamento próprios cuja monarca é a rainha da Dinamarca. Por exemplo os serviços de correio nas Ilhas Faroé são independentes dos serviços de correio dinamarqueses desde 1 de Abril de 1976 (segundo a Wikipedia). A segunda sugestão de correcção é relativa a Harald “Dente Azul”, que foi um rei dinamarquês que exerceu domínio sobre a Noruega. Harald “Dente Azul” foi o rei que instaurou o cristianismo na Dinamarca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s